História
50 anos de história e tradição
Liderado por Getúlio Vilela de Figueiredo, experiente empresário do agronegócio, reconhecido nacionalmente pelo trabalho desenvolvido em prol da pecuária leiteira, a Agropecuária Cinco Estrelas conta com grandes fazendas na região Centro-Oeste e também a prestigiada fazenda Rio Dourado, situada em Minas Gerais, a maior “bacia leiteira” do pais.
A ligação do empresário e produtor rural com a vida na fazenda começou ainda na infância. Seguindo os passos do pai, que também era pecuarista em Minas Gerais, Getúlio Vilela começou a criar gado de corte em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso – Estado este em que atua desde 1968. Começou com a Raça Nelore, por meio do sistema de pecuária extensiva.
O domínio na criação das raças Gir Leiteiro e Girolando fazem da Cinco Estrelas uma das maiores referencias entre os produtores no Brasil.
O plantel Cinco Estrelas (GV5) abriga matrizes de alta qualidade. O alto investimento nas mais avançadas aplicações genéticas aliado a criteriosos métodos de criação proporcionam um gado cada vez mais produtivo, dócil, fértil e bem adaptado às condições climáticas da região.
O gado Gv5 utiliza dois sistemas de criação: animais semi-confinados e a pasto. Os animais são tratados em baias individuais, com silagem produzida nas próprias fazendas do Grupo Cinco Estrelas, que segue rigorosamente o calendário anual de vacinação, com assistência veterinária constante.
O Grupo Cinco Estrelas, também é formado pela empresa Cinco Estrelas Energia (UHE Jauru) localizada também em MT.
Veja nossa retrospectiva.
SOCIAL GV5
Filhos do Campo
O Grupo Cinco Estrelas abre suas porteiras para participar do programa Filhos no Campo. Esse programa tem como proposta realizar ação educativa de crianças de 7 a 12 anos residentes em áreas urbanas do Estado de Mato Grosso por meio de atividades educativas e recreativas contribuindo para o seu desenvolvimento social e cultural.
O objetivo é proporcionar a elas o conhecimento da realidade dos modelos de produção agropecuária do Estado, despertando o interesse e vivenciando o dia a dia de uma propriedade rural que produz alimentos.
Consiste em uma visita das crianças que moram na zona urbana a uma propriedade rural. Durante o dia, é realizada uma visita a cadeia produtiva da pecuária e da agricultura, de acordo com as atividades desenvolvidas na propriedade rural disponibilizada.
SOCIAL GV5
As porteiras são abertas para os alunos da IFMT vivenciarem o dia a dia no campo.
Alunos do IFMT conhecem plantel Gv5
Trinta alunos do curso de Zootecnia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, o IFMT, foram a campo para conhecer os avanços do melhoramento genético do rebanho leiteiro do Estado ao visitar a Fazenda Olho D`Água, do Grupo Cinco Estrelas. Eles receberam orientações sobre técnicas de seleção de matrizes e reprodutores, características das raças Gir Leiteiro e Girolando e acompanharam uma seção de aspiração de óvulos. Oportunidade para aprender e conhecer melhor o mercado de trabalho onde em breve estarão inseridos.
A visita faz parte das ações e parcerias celebradas pelo Grupo Cinco Estrelas junto a instituições como o Senar e a Universidade Federal de Mato Grosso, com o intuito de promover o desenvolvimento técnico e científico da pecuária leiteira no Estado. Pra nós é uma oportunidade de compartilhar conhecimento. Ficamos honrados em abrir as porteiras Gv5 para essa geração dos novos profissionais do campo mato-grossense, destaca o pecuarista Getúlio Vilela, presidente do Grupo Cinco Estrelas.
Professor da disciplina de Melhoramento Genético, Geovanne Rebouças, destaca a repercussão positiva da atividade junto aos alunos. Eles voltam mais motivados à sala de aula e identificam melhor os conteúdos aplicados. O Sr. Getúlio Vilela e o rebanho Gv5 são grandes referências e essa vivência contribui muito à formação profissional.
Nascido em Novo Horizonte do Norte (MT), Gilliard Dominhaki encara o curso de Zootecnia no campus do IFMT da Serra de São Vicente como o caminho para um promissor futuro profissional. Um dos visitantes da comitiva, ele se mostrou entusiasmado com o que viu na Fazenda Olho D`Água. O plantel Gv5 é o padrão de primeira linha em Mato Grosso. Esse contato, ver como tudo funciona e como é desenvolvido o trabalho, é muito importante pra gente.
De estudante a profissional do mercado, Mayara Pontes Amaro se formou em novembro pelo IFMT e já integra a equipe GV5. Em meio ao manejo diário dos animais, ela destaca o quanto a prática, pouco a pouco, agrega confiança a quem se dedica à profissão. O conhecimento teórico, quando aliado à prática, dá muito mais segurança para encarar o mercado de trabalho.
Sobre a Cinco Estrelas: O Gado Gv5 é reconhecido pelo mercado como referência em melhoramento genético em Mato Grosso e no Brasil, sendo pioneira no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da raça Gir Leiteiro no Estado.